quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A escola estagnada

Hoje recebi um e-mail do meu colega de IFMS Igor Vitorino da Silva, professor de História 100% envolvido com a escola e suas relações sociais. Há pouco tempo tornou-se também colunista do site NovaNews e seus textos são realmente inspiradores. Neste e-mail, ele me mandou o link para uma animação entitulada "Teachers are People", produzida pela Disney em 1952 e estrelada pelo Pateta.
É gritante a contemporaneidade desde vídeo: o professor (vivido pelo Pateta) e sua distância dos reais interesses dos alunos, a escola desinteressante, o conteúdo descontextualizado e a punição que em nada influencia o comportamento e a aprendizagem dos alunos. O filme não tem legendas, mas é perfeitamente compreensível até mesmo para quem não domina o Inglês. Confira:
Confira também um dos textos do meu colega Igor (abrir)

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Li e recomendo

O Símbolo Perdido (Dan Brown)

Dan Brown continua afiadíssimo ao criar mais uma aventura para o simbologista Robert Langdon (o herói dos professores, hehehe). Dessa vez, a trama tem como cenário a cidade de Washington e todos os seus monumentos, explorando o intrigante e secreto mundo da Maçonaria.


Sinopse: Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus conhecimentos de simbologia e sua habilidade para solucionar problemas. Em 'O Símbolo Perdido', o professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo. Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana - o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian. Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está. (http://www.livrariacultura.com.br)