domingo, 29 de abril de 2012

Um dia feito de vidro

A série "A day made of glass" foi criada e disponibilizada no Youtube pela empresa Corning com o intuito de mostrar possibilidades futuras de utilização das tecnologias touchscreen. Entretanto, podemos perceber que estas projeções não são tão "futuras" assim, o que nos leva a refletir sobre novos paradigmas e possibilidades de interação e ambientes de aprendizagem.
Os dois vídeos contam um dia na vida de uma família. O primeiro narra a história sob a perspectiva dos pais, mostrando tecnologias que visam melhorar o dia-a-dia em casa e nas tarefas cotidianas. Já o segundo é apresentado sob a perspectiva das filhas, apresentando possibilidades tecnológicas no entretenimento e na escola. O segundo vídeo também apresenta possibilidades no contexto do trabalho do pai, no caso um médico.
Apesar de apresentar um contexto familiar um tanto quanto estereotipado (papai, mamãe, vovó, filhinhas, com o papai trabalhando e a mamãe fazendo compras) e pasteurizado (família margarina, rica e feliz), o que me chama atenção nesses vídeos são os recursos apresentados, principalmente os que dizem respeito às crianças. Vale a pena conferi-los buscando reflexões sobre o papel da escola neste contexto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário