sábado, 23 de maio de 2015

Metas para o Ensino

Na tríade ensino-pesquisa-extensão não existe um elemento que se sobressaia sobre os demais. Uma vez articuladas e devidamente potencializadas, suas três “pontas” garantem, de fato, uma educação de qualidade e diferenciada do tradicional modelo escolar. A rede federal de educação profissional e tecnológica busca primar por tal articulação e entendemos que, no contexto do IFMS, Câmpus Nova Andradina, existe um grande empenho dos professores por este alcance. Entretanto, novas formas de organização e ações de incentivo se fazem necessárias. Assim, destacam-se como metas de gestão para o ensino:



1. Concretizar a elaboração do Projeto Político Pedagógico do Câmpus (PPP), com efetiva participação da comunidade, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a legislação vigente, as políticas educacionais estabelecidas pelo MEC, assim como as políticas de desenvolvimento municipal, regional e estadual;

2. Garantir a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Câmpus (PDC) de modo articulado com as demandas locais e com as metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS;

3. Primar pelo respeito aos princípios identificados no PPP e pelo cumprimento das metas estabelecidas pelo PDI e PDC;

4. Instituir uma política de efetiva antecipação de demanda de professores para que sejam reivindicadas novas vagas efetivas e/ou temporárias em tempo hábil e sem sobrecarga de aulas;

5. Buscar condições legais e reivindicar melhorias quanto à sobrecarga de aulas aos professores;

6. Reorganizar o processo de elaboração do horário semestral de aulas;

7. Otimizar o processo de trocas/substituição de aulas;

8. Reestruturar a dinâmica de entrega de planos de ensino e relatórios de atividades;

9. Estimular os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) de cada curso superior para fortalecimento das ações pedagógicas dentro de cada área de formação;

10. Intensificar o apoio aos Núcleos Docentes Estruturantes e Colegiados de Cursos visando o aprimoramento da estrutura pedagógica dos cursos;

11. Apoiar os estudantes formandos nas ações que visem a arrecadação para a realização da formatura;

12. Reformular o atual modelo de conselhos pedagógicos visando uma contribuição pedagógica mais efetiva para o processo de ensino e aprendizagem nos cursos técnicos;

13. Fomentar ações que integrem mais os pais às atividades desenvolvidas pelo câmpus;

14. Reestruturar o atual modelo de reunião de pais e entrega de notas;

15. Reformular as ações decorrentes dos resultados da avaliação do docente pelo discente e dos dados obtidos pelas ações da CPA (Comissão Permanente de Avaliação);

16. Fortalecer o acompanhamento das ações de assistência estudantil, buscando a ampliação de benefícios e visando a permanência e o êxito dos estudantes em consonância com as metas de ampliação de benefícios estabelecidas no PDI pela PROEX (Pró-Reitoria de Extensão);

17. Ampliar o atendimento dos alojamentos, reservando um percentual de vagas também para estudantes do ensino superior e procurando garantir, dessa maneira, igualdade de acesso a todas as áreas atendidas pelo câmpus;

18. Fomentar projetos socioculturais que atendam, principalmente, os estudantes alojados;

19. Aprimorar as ações de monitoria;

20. Incentivar e apoiar visitas técnicas e trocas de experiências com empresas relacionadas às áreas atendidas pelos cursos do câmpus;

21. Ampliar e dinamizar os convênios e parcerias com empresas e órgãos públicos, visando incrementar o quantitativo de estágios dos estudantes e emprego dos egressos;

22. Propor e apoiar a criação de cursos de pós-graduação lato sensu visando a qualificação e requalificação de estudantes egressos e demais interessados da comunidade local, assim como contribuir ainda mais para sua inserção no mercado de trabalho;

23. Apresentar novas propostas de FIC e PRONATEC observando as demandas locais e as condições de oferecimento pelo câmpus;

24. Consolidar a oferta de cursos na modalidade EAD;

25. Fortalecer o NUGED buscando e justificando a criação de mais uma vaga para assistente social e uma vaga para psicopedagogo, além de propor debates junto à PROEN (Pró-Reitoria de Ensino) que reavaliem e desonerem os pedagogos das atividades eminentemente burocráticas, permitindo, assim, uma atuação mais próxima às demandas das práticas pedagógicas dos professores.

Para ler a versão completa do nosso plano de gestão administrativa, clique aqui.

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