sábado, 23 de maio de 2015

Metas de Comunicação Interna e Visibilidade Externa

Um dos pontos mais importantes para o sucesso do nosso câmpus está relacionado à comunicação interna, ao registro e à divulgação externa das ações aqui desenvolvidas. É essencial que todos os servidores fiquem a par do que ocorre internamente na instituição como um todo e no câmpus no que diz respeito às suas demandas funcionais, assim como é imprescindível que haja uma política de registro de ações e divulgação externa que realmente faça o IFMS ser conhecido e, principalmente, reconhecido pela comunidade na qual ele se insere. Internamente, muitas possibilidades de trabalho podem se perder por falta de comunicação. Estudantes e servidores precisam estar a par sobre o que é feito por colegas, principalmente quanto à pesquisa e à extensão. Externamente, é sabido que Nova Andradina não conta com uma programação local de televisão e isso demanda ações mais “diretas” com o público-alvo da nossa instituição. Não podemos também assumir que a página oficial do IFMS ou o Facebook sejam suficientes para o atendimento dessa necessidade comunicacional. Assim, articulando essa demanda com o que a ASCOM (Assessoria de Comunicação) estabelece no PDI, são metas:



1. Promover a efetiva divulgação interna das ações e possibilidades de ações em todos os âmbitos (ensino, pesquisa e extensão) por meio da criação de uma newsletter que informe o lançamento de editais internos e externos, assim como relacione todas as ações da gestão transcorridas semanalmente;

2. Melhorar os processos de comunicação interna quanto a prazos e demandas administrativas;

3. Implantar o Jornal-Mural, com informações de interesses variados, principalmente dos estudantes (editais, avisos, divulgação de eventos, horários de aulas);

4. Buscar recursos que viabilizem a implantação de um sistema de som nas salas e ambientes comuns, propiciando a propagação de avisos e até a implantação de uma rádio-intervalo pelos estudantes;

5. Promover, anualmente, o “Dia do Câmpus”, no qual estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio sejam trazidos ao câmpus e conheçam a estrutura, os cursos e as atividades extraclasses desenvolvidas, durante um dia inteiro e por meio de palestras, passeios pelas unidades e atividades integradas com os estudantes do IFMS;

6. Estimular a criação de um cadastro de pais interessados em receber, por e-mail, informes referentes às atividades do câmpus;

7. Ampliar a divulgação externa das ações do câmpus por meio de atividades desenvolvidas na área urbana de Nova Andradina, assim como um trabalho mais apurado junto aos meios de comunicação da cidade, além de um contato maior com a TV Morena de Dourados, cujo sinal é recebido pelos moradores da região;

8. Criar um projeto de elaboração e divulgação de vídeos institucionais;

9. Buscar recursos próprios da instituição ou patrocínio externo para o aluguel de outdoors na área urbana;

10. Garantir o registro de todas as ações desenvolvidas por servidores e estudantes (fotos, vídeos e materiais) a fim de que haja a consolidação da memória do câmpus.

Para ler a versão completa do nosso plano de gestão administrativa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário