sexta-feira, 15 de maio de 2015

Por um IFMS forte, produtivo, conhecido e reconhecido

O câmpus Nova Andradina não é como os outros. Nosso espaço de ensino, pesquisa e extensão possui características que o individualizam na estrutura operacional hoje existente no IFMS. Isso constitui-se um fator que merece compreensão por parte da Reitoria e qualquer outro servidor que pretenda assumir a gestão. Nesse contexto, não podemos aceitar que as decisões sejam sempre embasadas numa padronização que, em muitos casos, prejudica o andamento das nossas atividades e limitam, em parte, nossas possibilidades de crescimento.


As minhas propostas surgem, principalmente, dos meus anseios enquanto professor e pesquisador e, muito mais ainda, pelo desejo de ver nossos estudantes brilharem no mundo pessoal e profissional. A Educação, na minha visão, é um processo muito mais amplo do que o período escolar, transcende os espaços delimitados pelos “muros” da escola e chega a todos os setores da sociedade. Pensar nos estudantes como seres capazes de transformar a realidade que os cerca é conceber um processo educativo que vise, principalmente, aflorar seus dons e incentivar suas ideias inovadoras.

O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS (PDI) estabelece como missão da nossa instituição “promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento técnico e tecnológico, formando profissional humanista e inovador, com vistas a induzir o desenvolvimento econômico e social local, regional e nacional”. Como visão, o PDI objetiva que o IFMS “seja reconhecido como instituição de ensino de excelência, sendo referência em educação, ciência e tecnologia no Estado de Mato Grosso do Sul”. Assim, o referido plano estabelece como valores: Inovação; Ética; Compromisso com o desenvolvimento local e regional; Transparência e; Compromisso Social.

Nesse contexto, defendo que o IFMS deve, acima de tudo, primar pela formação ampla e transformadora e, para isso, necessita ser forte, produtivo, conhecido e reconhecido. Somente assim a missão estabelecida pelo PDI será cumprida. Necessita ser FORTE enquanto instituição com qualidade de formação consolidada que represente reais possibilidades de transformação da realidade local e cujo posicionamento se faça necessário e indispensável na tomada de decisões que visem importantes mudanças para a cidade e região. Necessita ser PRODUTIVO ao firmar-se como espaço de construção de novos conhecimentos e relevante produção científica que contribua, principalmente, para a economia local. Necessita ser, de fato, CONHECIDO por toda a comunidade local, o que, certamente, aumentará a procura por nossos cursos de Ensino Médio e Superior, assim como consolidará o respeito das autoridades e setores produtivos locais pelo que aqui se faz. Por fim, necessita ser RECONHECIDO por tudo que produz e oferece, pois acredito que o reconhecimento constitui-se tanto em consequência do que já se fez quanto por considerar-se um fator motivador para que a comunidade valorize a instituição e, dessa maneira, apresente a ela novas demandas de formação e pesquisa.

Leia a versão completa do meu plano de gestão administrativa clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário